sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Educação Financeira nas Escolas *

            A Formação Financeira tem vindo a assumir considerável importância e visibilidade, geralmente associada à preocupação dos supervisores financeiros quanto aos níveis de literacia financeira da população. No plano internacional, encontramos  países com  uma estratégia nacional de educação financeira já implementada, com objetivos definidos e iniciativas a desenvolver, assente numa perspetiva de longo prazo, enquanto outros, nomeadamente os países do continente europeu, apesar de algumas iniciativas empreendidas em torno da educação financeira, só recentemente definiram estratégias nacionais.
            Contudo, é a partir da grande crise financeira de 2008 que se assiste a uma preocupação crescente e a uma maior ênfase dada à  literacia financeira. Com efeito, a crise financeira permitiu verificar que o nível de informação detido pelos cidadãos sobre as principais questões financeiras com impacto no seu orçamento ficava aquém do  esperado para uma participação consciente no cada vez mais complexo mercado financeiro.
            Perante os novos desafios e um novo paradigma para as economias e para as sociedades, em geral, as respostas passam a ser outras. No domínio da educação para a cidadania, a educação financeira visa promover a consciência crítica e a capacidade de avaliar situações e decisões em diferentes níveis dos sistemas económicos e os seus efeitos presentes e futuros para o agregado familiar. Com a educação financeira nas escolas pretende-se que os alunos adquiram ferramentas e competências necessárias para serem cidadãos pró-ativos com capacidade para lidar com vários ambientes e situações económicas e financeiras.
           

            A nível nacional, a literacia financeira tem vindo a merecer especial atenção por parte do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - Banco de Portugal (BP), Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Instituto de Seguros de Portugal (ISP) - que, com base nos resultados do inquérito, aplicado pelo BP, sobre a literacia financeira da população portuguesa1, nas reclamações e pedidos de informação dos consumidores financeiros e nos indicadores de endividamento e  de poupança, concluíram  que os níveis de literacia financeira e de poupança da população portuguesa eram baixos e, daí, a  necessidade de se desenvolver projetos de formação financeira.
            O  documento estruturante da estratégia nacional de formação financeira, elaborado pelo CNSF, é o Plano Nacional de Formação Financeira2 (PNFF), que "visa contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, através de uma visão integrada de projetos de formação financeira e pela junção de esforços das partes interessadas, concorrendo para aumentar o bem-estar da população e a estabilidade financeira"3.
            O CNFF criou o Portal do PNFF, o portal Todos Contam 4, funcionando como plataforma de Literacia Financeira, dinamizado pelos três Reguladores Financeiros (BP, CMVM e ISP). Encontramos nesta plataforma um conjunto de informação de apoio às iniciativas de formação financeira, divulgando, também, as iniciativas desenvolvidas pelas entidades no âmbito da Educação Financeira.
            O documento Princípios Orientadores das Iniciativas de  Formação Financeira, elaborado pelo CNSF, contem as "linhas diretoras e critérios para garantir a qualidade e isenção das iniciativas de formação financeira a divulgar no Portal do PNFF. Este enquadramento das atividades desenvolvidas no âmbito do PNFF torna-se relevante pelo facto de o plano ser dinamizado pelos Supervisores Financeiros"5.
            O Referencial de Educação Financeira6, elaborado pelo  Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral de Educação, e a ANQEP, em conjunto com o CNSF, constitui  o documento orientador para a implementação da Educação Financeira em contexto educativo e formativo. Encontramos no REF os temas, subtemas, objetivos e descritores de desempenho adequados ao nível etário dos alunos e nível de ensino frequentado: educação pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário e formação de adultos.
            As iniciativas e atividades  desenvolvidas no âmbito do Projeto de Educação Financeira do AESPS são enquadradas pelos documentos estruturantes da Formação Financeira supra  referidos. Os documentos, o Projeto do AESPS, as páginas web das várias entidades envolvidas na Formação/Educação Financeira e outros assuntos de interesse podem ser consultados no Blog do nosso projeto: edufinanceira-aesps-blogspot.com

Professora Cristina Oliveira
Coordenadora do Projeto de Educação Financeira

*Texto produzido para o Jornal do Agrupamento mas que não foi publicado por falta de espaço

[1] Relatório do Inquérito à Literacia da População Portuguesa, 2011,  http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Paginas/inicio.aspx
2 Disponível em www.todoscontam.pt
3 Plano Nacional de Formação Financeira, pg. 3
4 www.todoscontam.pt
5 Plano Nacional de Formação Financeira, Princípios Orientadores das Iniciativas de Formação Financeira, pg. 5

6 Referencial de Educação Financeira para a educação pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e formação de adultos, disponível em www.todoscontam.pt

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