Educação Financeira...
Em jeito de balanço *
Com o final
do período letivo chega o tempo de balanços: balanço do que fizemos e do que
deixámos por fazer ou que ficou a meio do caminho; balanço dos objetivos
concretizados e do que devemos melhorar para que possamos atingi-los no futuro
próximo. É assim para os resultados/sucesso; é assim para outras atividades em
que nos encontramos envolvidos.
Chega, deste
modo, o tempo de apresentarmos à comunidade educativa o que foi conseguido, até
ao momento, com o Projeto de Educação Financeira.
No presente
ano letivo, o projeto tem como alvo os alunos dos Cursos Profissionais. A
escolha prende-se somente com o facto de os professores promotores do projeto
lecionarem estes cursos. O objetivo, porém, é alargar a educação financeira,
gradualmente, a todos os alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário.
Grande
parte das atividades são desenvolvidas em sala de aula através da apropriação
pelo programa da disciplina de temas a trabalhar no domínio da literacia financeira.
Contudo, outras atividades fazem parte do projeto, nomeadamente visitas de
estudo, conferências e comemoração de datas significativas. A divulgação de informação financeira, útil às
opções e decisões que todos nós, no quotidiano, temos de fazer, também está
incluída nos propósitos do projeto. Para tal criámos um blog, que pode ser
acedido diretamente (edufinanceira-aesps.blospot.com)
ou através do Portal do Agrupamento (www.aesps.pt), e um jornal de parede, colocado no
polivalente. Reconhecemos que o jornal não tem sofrido as atualizações
desejáveis, mas deixamos aqui o nosso compromisso de que, no segundo período,
vai ser diferente (são as promessas características de final de período ...).
Vamos,
então, fazer a "autoavaliação" do resultado atingido. Comecemos pelos objetivos concretizados. Criámos
o blog da Educação Financeira, onde
divulgamos as nossas atividades, destacamos informação financeira considerada
importante para o desenvolvimento da literacia financeira e onde podem
encontrar material e recursos produzidos por outras entidades, vários
simuladores e links de acesso a entidades credíveis no domínio da educação
financeira. Marcamos presença na Biblioteca Escolar da ESSPS, com a colaboração
da Professora Bibliotecária. Também as atividades programadas para a sala de
aula foram realizadas.
No dia 31
de Outubro, comemorámos o Dia da Formação Financeira e o Dia
Mundial da Poupança, através de uma exposição de trabalhos realizados
pelos alunos de Técnico de Comércio sobre os documentos estruturantes da
Educação Financeira - Plano Nacional de
Educação Financeira e Referencial de
Educação Financeira nas Escolas e sobre a necessidade de gerirmos o nosso orçamento de modo a
efetuarmos poupança, esclarecendo,
ainda, os objetivos que nos devem levar a poupar; foi, também, disponibilizado
o acesso a um simulador da gestão do
orçamento. Ao longo da manhã foi projetado o trabalho realizado pelos
alunos de Técnico de Marketing sobre os direitos
e deveres do consumidor. Neste dia, realizou-se, também, a conferência sobre A Nota, com a presença de
um Formador do Banco de Portugal, Agência de Viseu, dirigida aos alunos dos
Cursos Profissionais de Técnico de Comércio e de Técnico de Marketing.
O trabalho
realizado pelos alunos para o Dia da
Formação Financeira foi "recompensado" com uma visita ao Palácio da Bolsa, no dia 12 de Novembro. Ficámos a
conhecer melhor a história daquele edifício e o que representou para o
desenvolvimento do comércio português. Ali funcionou a Bolsa de Valores do
Porto até à década de 90. É onde a Comissão do Mercado de Valores
Mobiliários(CMVM) se encontra sediada. O Palácio da Bolsa é propriedade e sede
da Associação
Comercial do Porto, sendo a arquitetura interna do edifício de grande beleza, à
qual todos ficámos rendidos. O que os alunos mais apreciaram: "o palácio é
verdadeiramente bonito ..."; "gostei dos candeeiros ...gostei da Sala
Árabe"; "a sua estrutura e história ..."; "a sua dimensão e
variadas salas ..." e respetivo espólio; "...as técnicas
adotadas" na decoração do soalho, paredes e teto; "salão árabe devido
à sua dimensão, importância e decoração"; "... a sala de bailes
revestida a folha de ouro", ou, simplesmente, "... era muito
bonito" (excertos retirados da ficha de avaliação da atividade pelos
alunos).
Continuando com a nossa "autoavaliação",
vamos ao que não correu tão bem como o esperado e que, como tal, deve ser
melhorado. Referimo-nos à participação dos alunos no blog do projeto e no
jornal de parede. Esperamos que a colaboração, através de produção de textos
pelos intervenientes nas atividades, venha a ser mais regular, persistente e
que reflita as competências financeiras adquiridas/desenvolvidas pela participação no projeto. Será uma das
melhores formas de avaliarmos a eficácia do projeto.
Como o projeto não tem direito ao gozo
da interrupção das atividades letivas e não letivas, vamos continuar a
trabalhar na organização das atividades planeadas para os próximos períodos. As
atividades para o mês de janeiro já se encontram confirmadas: dia 7, visita ao
Museu do Papel Moeda pelos alunos das duas turmas do 3º ano (12º) dos Cursos
Profissionais; dia 29, Conferência sobre O
Funcionamento do Mercado de Valores Mobiliários", dirigida aos
professores do Agrupamento.
Boas Festas.
A Coordenadora
do Projeto de Educação Financeira
Prof. Cristina
Oliveira
*texto publicado no jornal do AESPS
*texto publicado no jornal do AESPS
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