sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Educação Financeira...

Em jeito de balanço *

Com o final do período letivo chega o tempo de balanços: balanço do que fizemos e do que deixámos por fazer ou que ficou a meio do caminho; balanço dos objetivos concretizados e do que devemos melhorar para que possamos atingi-los no futuro próximo. É assim para os resultados/sucesso; é assim para outras atividades em que nos encontramos envolvidos.
Chega, deste modo, o tempo de apresentarmos à comunidade educativa o que foi conseguido, até ao momento, com o Projeto de Educação Financeira.
No presente ano letivo, o projeto tem como alvo os alunos dos Cursos Profissionais. A escolha prende-se somente com o facto de os professores promotores do projeto lecionarem estes cursos. O objetivo, porém, é alargar a educação financeira, gradualmente, a todos os alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário.
Grande parte das atividades são desenvolvidas em sala de aula através da apropriação pelo programa da disciplina de temas a trabalhar no domínio da literacia financeira. Contudo, outras atividades fazem parte do projeto, nomeadamente visitas de estudo, conferências e comemoração de datas significativas.  A divulgação de informação financeira, útil às opções e decisões que todos nós, no quotidiano, temos de fazer, também está incluída nos propósitos do projeto. Para tal criámos um blog, que pode ser acedido diretamente (edufinanceira-aesps.blospot.com) ou através do Portal do Agrupamento (www.aesps.pt), e um jornal de parede, colocado no polivalente. Reconhecemos que o jornal não tem sofrido as atualizações desejáveis, mas deixamos aqui o nosso compromisso de que, no segundo período, vai ser diferente (são as promessas características de final de período ...).


            Vamos, então, fazer a "autoavaliação" do resultado atingido.   Comecemos pelos objetivos concretizados. Criámos o blog da Educação Financeira, onde divulgamos as nossas atividades, destacamos informação financeira considerada importante para o desenvolvimento da literacia financeira e onde podem encontrar material e recursos produzidos por outras entidades, vários simuladores e links de acesso a entidades credíveis no domínio da educação financeira. Marcamos presença na Biblioteca Escolar da ESSPS, com a colaboração da Professora Bibliotecária. Também as atividades programadas para a sala de aula foram realizadas.
            No dia 31 de Outubro, comemorámos o Dia da Formação Financeira e o Dia Mundial da Poupança, através de uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos de Técnico de Comércio sobre os documentos estruturantes da Educação Financeira - Plano Nacional de Educação Financeira e Referencial de Educação Financeira nas Escolas e sobre a necessidade de gerirmos o nosso orçamento de modo a efetuarmos poupança, esclarecendo, ainda, os objetivos que nos devem levar a poupar; foi, também, disponibilizado o acesso a um simulador da gestão do orçamento. Ao longo da manhã foi projetado o trabalho realizado pelos alunos de Técnico de Marketing sobre os direitos e deveres do consumidor.  Neste dia, realizou-se, também, a conferência sobre A Nota, com a presença de um Formador do Banco de Portugal, Agência de Viseu, dirigida aos alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Comércio e de Técnico de Marketing.

            O trabalho realizado  pelos alunos para o Dia da Formação Financeira foi "recompensado" com uma visita ao Palácio da Bolsa, no dia 12 de Novembro. Ficámos a conhecer melhor a história daquele edifício e o que representou para o desenvolvimento do comércio português. Ali funcionou a Bolsa de Valores do Porto até à década de 90. É onde a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários(CMVM) se encontra sediada. O Palácio da Bolsa é propriedade e sede da  Associação Comercial do Porto, sendo a arquitetura interna do edifício de grande beleza, à qual todos ficámos rendidos. O que os alunos mais apreciaram: "o palácio é verdadeiramente bonito ..."; "gostei dos candeeiros ...gostei da Sala Árabe"; "a sua estrutura e história ..."; "a sua dimensão e variadas salas ..." e respetivo espólio; "...as técnicas adotadas" na decoração do soalho, paredes e teto; "salão árabe devido à sua dimensão, importância e decoração"; "... a sala de bailes revestida a folha de ouro", ou, simplesmente, "... era muito bonito" (excertos retirados da ficha de avaliação da atividade pelos alunos).

            Continuando com a nossa "autoavaliação", vamos ao que não correu tão bem como o esperado e que, como tal, deve ser melhorado. Referimo-nos à participação dos alunos no blog do projeto e no jornal de parede. Esperamos que a colaboração, através de produção de textos pelos intervenientes nas atividades, venha a ser mais regular, persistente e que reflita as competências financeiras adquiridas/desenvolvidas  pela participação no projeto. Será uma das melhores formas de avaliarmos a eficácia do projeto.
            Como o projeto não tem direito ao gozo da interrupção das atividades letivas e não letivas, vamos continuar a trabalhar na organização das atividades planeadas para os próximos períodos. As atividades para o mês de janeiro já se encontram confirmadas: dia 7, visita ao Museu do Papel Moeda pelos alunos das duas turmas do 3º ano (12º) dos Cursos Profissionais; dia 29, Conferência sobre O Funcionamento do Mercado de Valores Mobiliários", dirigida aos professores do Agrupamento.

            Boas Festas.

A Coordenadora do Projeto de Educação Financeira

Prof. Cristina Oliveira

*texto publicado no jornal do AESPS

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