domingo, 21 de dezembro de 2014



Tipos de Crédito *
Tudo sobre cartões de crédito

Qual a diferença entre cartão de crédito e cartão de débito?


Um cartão de crédito é um instrumento que pode ser usado para “comprar agora e pagar depois”, enquanto que o cartão de débito é apenas usado para “comprar agora e pagar agora”.

Um cartão de débito está associado à sua conta à ordem e ao dinheiro que nela dispõe. Pelo contrário, um cartão de crédito é um empréstimo não garantido que uma instituição financeira lhe proporciona através de uma facilidade de pagamento.
Ao usar um cartão de crédito o utilizador poderá vir a pagar juros, isto depende do momento em que decide fazer o pagamento da totalidade ou parte do empréstimo.

Vantagens do uso de cartão de crédito:

  • A possibilidade de comprar os bens necessários no momento em que os encontramos.
     
  • Não ter que transportar dinheiro.
     
  • Ficar com comprovativos das suas compras.
     
  • É muito mais conveniente e eventualmente mais barato do que passar cheques.
     
  • Permite concentrar o pagamento de todas as comprar num único momento.
Desvantagens do uso de cartão de crédito
  • Os bens poderão sair mais caros (custo do crédito: taxas de juro e encargos do financiamento).
     
  • Caso se perca o controlo da utilização do cartão pode o seu uso resultar num aumento dos encargos, e eventuais dificuldades financeiras. 
     
  • Poderá cair na tentação e efectuar mais compras compulsivas.

Tipos de cartões de crédito


Existem dois tipos de cartões de crédito, os cartões emitidos por uma instituição financeira e os cartões de loja ou marca que têm crédito associado.

As lojas têm acordos com instituições de crédito por forma a poderem oferecer aos seus clientes crédito na compra dos bens que disponibilizam.
Estes cartões permitem aos clientes obter descontos por fidelização e outro tipo de vantagens únicas não acessíveis aos demais clientes – promoções, bónus, descontos.



Custos associados ao uso dos cartões de crédito – juros

Ao usar o seu cartão de crédito, salvo se usar o período de crédito grátis, vão-lhe ser cobrados juros. O conselho é que antes de assinar o contrato do seu cartão de crédito o leia atentamente para saber qual a taxa de juro que lhe está associada, assim como a forma de cálculo dos juros. O objectivo é usar o cartão e saber exactamente quanto e quando se vai pagar. Faça sempre a conta pelo facto de pagar a crédito, ou seja, calcule os juros que vai pagar pela compra a crédito, para que saiba exactamente o montante a pagar. Outro ponto muito importante são as penalidades aplicadas em caso de incumprimento.

Como usar o cartão de crédito de uma forma inteligente?

Existe um período durante o qual o utilizador pode usar o seu cartão de crédito sem pagar juros por essa utilização. Para usufruir deste período de crédito grátis, o utilizador deve pagar os artigos e serviços de uma única vez, dentro de um dado período de tempo, depois da compra, normalmente um mês após a compra. Aconselhamos a que na altura em que é assinado o contrato, tome nota do funcionamento deste período já que as datas variam de instituição para instituição bancária.
Aconselhamos ainda que no caso de não usar o período de crédito grátis, faça pagamentos o mais elevados possível, por forma a pagar o mínimo de juros.

Protecções para os cartões de crédito

Existem seguros de protecção de riscos de crédito disponíveis no mercado que cobrem riscos de morte, invalidez temporária ou permanente, incapacidade temporária (baixa), desemprego, utilização fraudulenta (em caso de roubo), e protecção às compras (garantia de reposição no prazo de x dias após a compra caso se verifique algum problema com o bem).
Estes seguros permitem que em caso de morte ou invalidez a seguradora cubra o montante total em dívida e em caso de desemprego ou incapacidade temporária pague a mensalidade por determinado período (ex. 18 meses).
Desta forma, aconselhamos que se informe se tem algum seguro deste tipo associado ao seu cartão de crédito, caso não o tenha sugerimos que proceda ao requerimento do mesmo.

Protecções associadas aos cartões de crédito

Informe-se sobre os seguros associados ao seu cartão de crédito. A maioria dos cartões de crédito emitidos por instituições de crédito incluem seguros de doença, acidente, acidente em viagem, imprevistos em viagem, perda, extravio, furto, roubo ou deterioração da bagagem, responsabilidade cívil familiar, etc, etc, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Conheça as condições contratuais para os casos de extravio ou roubo do seu cartão, bem como as regras de segurança. Tenha sempre à mão o número de contacto do emitente do cartão para contacto imediato em caso de roubo ou extravio.

                                          *    http://www.asfac.pt/index.php?idc=37&idi=253

Sem comentários:

Enviar um comentário